Olimpia 24 Horas

53º FEFOL - Recinto do Folclore ganha decoração com cores e movimento para o festival

Postado em: 02/08/2017

As cores amarelo, laranja, vermelho e azul invadiram o Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant´anna”. Nos últimos dias, o palco do 53º Festival do Folclore ganhou uma bela e alegre decoração. São bandeirinhas, chapéus de fitas e flores espalhados por diversas barracas e espaços do Recinto. A arena também terá outros adereços para enfeitar o principal ambiente da festa.

Foto aérea Fabio Cross Aero/HD (17) 99706-7733

“A partir da inspiração de uma simples foto, a Subcomissão de Decoração do 53º Fefol passou a visualizar a decoração de todo o Recinto do Folclore, com as cores inspiradas na logomarca do evento: amarelo, laranja, vermelho e azul. Estas cores também são utilizadas em todo o material de divulgação da festa”, conta Cristina Prado, diretora de Divisão de Turismo da Estância Turística de Olímpia e integrante da equipe de decoração.

Além das cores principais, o festival será caracterizado por outros coloridos e muito movimento, proporcionado pela leveza das fitas espalhadas por todo o Recinto.

De acordo com Cristina, as ideias foram discutidas entre o grupo e consolidadas com o apoio do professor Tiago Louzada, que elaborou o projeto final com as orientações técnicas, como materiais, quantidades, confecção e montagem dos enfeites. Segundo Cristina, cada item da decoração mereceu um tratamento especial e, devido à grande quantidade necessária, exigiu que se buscassem voluntários na comunidade.

As flores de papel crepom, por exemplo, foram confeccionadas em diversas oficinas realizadas nas três do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e no Centro Dia do Idoso, administrados pela secretaria municipal de Assistência Social, e no Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, contando com participação de muitas pessoas que viabilizaram a quantidade de flores que enfeitarão o evento.

Para a confecção dos móbiles “chapéu de fitas”, foi necessária a ajuda de mais pessoas para montar os círculos, colar as fitas, amarrar os suportes e colocar as flores de papel. Tudo foi feito pelos funcionários do CEUS e da Divisão de Cultura (incluindo o Museu do Folclore), pelos jovens do Rotaract, do Interact e clubes de serviço ligados aos Rotary Club locais. “A cada dia mais pessoas procuram se integrar aos grupos de trabalho como forma de colaborar e participar do evento, resgatando uma prática que era comum no início dos festivais do folclore de Olímpia”, acrescenta a diretora.

A instalação do material decorativo teve início na sexta-feira, dia 28 de julho. Na segunda-feira, 31, os jovens atiradores do Tiro de Guerra 02-025 deram sua contribuição, ajudando na montagem da decoração do Fefol. “Neste clima de colaboração e união, a Subcomissão de Decoração do 53º Fefol espera que a comunidade e visitantes do evento sejam surpreendidos positivamente com a arrumação e o acolhimento do ambiente do Festival”, finaliza Cristina Prado.

RUAS E PRÉDIOS

Por meio de iniciativa da Comissão Organizadora do 53º Festival do Folclore, as ruas centrais, praças, prédios públicos e privados, lojas e departamentos também estão entrando no clima do Fefol e aderindo à decoração sugerida.

“Enviamos mais de 300 ofícios com foto ilustrativa da decoração, sugerindo a colocação dos enfeites nesses locais. A sugestão foi muito bem aceita e as pessoas entraram no clima. Vários lugares estão enfeitados com bandeirinhas das cores do Festival”, conta a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Tina Riscali.

A decoração em espaços além do Recinto do Folclore é uma forma de mostrar que a intenção do festival é que toda a cidade viva e prestigie a festa, convidando todos a participar também das apresentações e peregrinações que os grupos fazem pelas praças, comércio, prédios públicos e ruas da cidade. 


NOVIDADE! BARRACA PONTO DO ESPETO & BACHEGA EVENTOS
A barraca dos empresários Panchinho, Marcão do Gazeta e Bachega servirá todas as delícias que o Ponto do Espeto serve na avenida Brasil. Aliás, Panchinho aproveita para avisar todos os clientes que na semana do Festival do Folclore o Ponto do Espeto NÃO atenderá em seu ponto tradicional e sim no Recinto do Folclore.

Entre as delícias do Ponto do Espeto você vai poder saborear o espeto bovino, a kafta, o espeto de frango, espeto de medalhao e espeto de linguiça. Lembrando que todos os espetos recebem acompanhamento de farofa temperada, molho vinagrete e mandioca cozida. Mas tem mais ainda. A barraca estará servindo também porções de lingua ao molho vermelho, moela e ainda dobradinha e caldos de mandioca, feijao e batata com couve. E claro, sucos e bebidas em geral.

PIPOCA DE MICROONDAS NA BARRACA O PONTO (DO ESPETO)
A Barraca Ponto do Espeto & Bachega Eventos vai servir também a deliciosa Pipoca de Microondas de vários sabores. Hummmm! Só de saber já da água na boca. Imagina aquele friozinho e você saboreando aquela deliciosa pipoca quentinha sabor manteiga, ou bacon e etc...? 

SHOWS TODAS AS NOITES
Segundo comentou Panchinho, a Barraca do Ponto do Espeto & Bachega Eventos vai apresentar shows todas as noites sempre depois dos espetáculos do palco oficial e da Vila Brasil. Ou seja, para quem gosta de ficar até mais tarde no recinto, não se preocupe, o mestre Xandy estará com sua equipe preparando as comidas deliciosas e o mestre Bachega preparando um show especial e bacana para cada noite da festa. Por tudo isso a Barraca Ponto do Espeto & Bachega Eventos que estréia neste ano promete hein!?

A Barraca Ponto do Espeto & Bachega Eventos será a última barraca grande ao lado do palco, barraca que sempre serve como camarote para outras festas. Dê uma passadinha por lá, ou para comer ou para curtir um show especial toda noite.


VILA BRASIL, sucesso a parte, milhares de pessoas todas as noites passam por lá...



Conheça a Vila Brasil

Além de divertido, o ambiente é solidário. Isso porque toda a verba arrecadada será revertida para os projetos do Fundo Social. Todas as noites várias duplas se revezam no palco para um público delirante. O espetáculo à parte do FEFOL fica sob o comando e apresentação do Professor e Diretor de escola, Roberto Arruda e seu colega Novo. Dupla que agita o espaço e deixa tudo mais gostoso ainda com os quitutes deliciosos produzidos pela equipe do Fundo Social.

Local que é sinônimo de sucesso todos os anos no Fefol é a famosa e muito visitada Vila Brasil. Composta pela Casa do Caipira, Casa de Taipa, Galpão Crioulo com o Engenho Táparo, o Orquidário Aguapey, o Curral Caipira e mais uma atração neste ano, o ambiente oferece música ao vivo, comidas típicas e variedades.

De responsabilidade do Fundo Social de Solidariedade, sob a responsabilidade da Presidente, Kuka Martinez, o espaço está sendo ampliado para o festival deste ano. Só para se ter uma ideia do sucesso da Vila Brasil, no ano passado, por noite, mais de mil pessoas passaram por lá.

Além de grande número de olimpienses, muitos turistas também visitam o espaço e acabam se encantando com a casa de taipa, o fogão de lenha, o café de coador então nem se fala. E a cama com colchão de palha de milho faltando só os bichinhos que atormentavam a gente durante a noite?  É! Digo isso porque eu vivi essas coisas e esse mundo maravilhoso do homem no campo. Na maioria das vezes pessoas pobres sim, mas honestos, felizes e com Deus no coração. Viver no campo é viver a tranquilidade, a honestidade, a segurança e acima de tudo, uma vida que dinheiro nenhum do mundo paga. E viva a Vila Brasil!


PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA CASA DO CAIPIRA

5 a 13 de Agosto – a partir das 18h - Vila Brasil
 

Sábado 05/08/2017 – 18h

Grupo Cheiro do Mato – Monte Azul Paulista

Violeiros Mensageiros de Cristo - Olímpia

Marcos Paulo e Zé Pereira - Olímpia

Preto e Pretinha - Olímpia

Marcio e Marcilio - Olímpia

Dico e Guimarães - Olímpia

Fatima e Fernanda - Olímpia

Marinho e Tati – Olímpia

Geraldo e Paulinha - Olímpia

 

Domingo 06/08/2017 – 18h

Preto e Pretinha - Olímpia

Sr. Geraldo e Paulinha - Olímpia

Márcio e Marcílio – Olímpia

Marcos Paulo e Zé Pereira - Olímpia

Dico e Guimarães - Olímpia

Fátima e Fernanda - Olímpia

 

Segunda-Feira 07/08/2017 – 18h

Preto e Pretinha – Olímpia

Sr. Geraldo e Paulinha - Olímpia

Márcio e Marcílio - Olímpia

Marcos Paulo e Zé Pereira – Olímpia

Ferreira e Colinense - Colina

Dico e Guimarães - Olímpia

Fátima e Fernanda - Olímpia

 

Terça-Feira 08/08/2017 – 18h

Preto e Pretinha – Olímpia

Geraldo e  Crystian - Olímpia

Violeiros Mensageiros de Cristo - Olímpia

Léo Viola e Donizete - Barretos

Márcio e Marcílio – Olímpia

Marcos Paulo e Zé Pereira – Olímpia

Ferreira e Colinense – Olímpia

Dico e Guimarães – Olímpia

Fatima e Fernanda - Olímpia

 

Quarta-Feira 09/08/2017 – 18h

Grupo Cheiro de Mato – Monte Azul Paulista

Preto e Pretinha – Olímpia

Marcos Paulo e Zé Pereira – Olímpia

Dico e Guimarães – Olímpia

Marcio e Marcilio- Olímpia

Tati e Marinho – Olímpia

Fátima e Fernanda – Olímpia

Geraldo e Crystian - Olímpia

Geraldo, Paulinha e Cido do Acordeom  - Olímpia

 

Quinta-Feira 10/08/2017 – 18h

Grupo Cheiro do Mato – Monte Azul Paulista

Amanda e Larissa – Barretos

Grupo Brazil Viola – Barretos

Elias e Decinho – Barretos

Márcio e Marcílio – Olímpia

Marcos Paulo e Zé Pereira – Olímpia

Ferreira e Colinense – Olímpia

Dico e Guimarães – Olímpia

Fátima e Fernanda – Olímpia

 

Sexta-Feira 11/08/2017 – 18h

19h Missa Sertaneja – Capela Santos Reis

Coral Raízes – Guaíra

Grupo Cheiro do Mato – Monte Azul Paulista

Duplas Club da Viola de Bauru – Bauru

Alan e Renan – Marapoama

Marcos Paulo e Zé Pereira – Olímpia

Preto e Pretinha – Olímpia

Dico e Guimarães – Olímpia

Marcio e Marcilio – Olímpia

Tati e Marinho – Olímpia

Fátima e Fernanda – Olímpia

Geraldo e Crystian – Olímpia

Geraldo, Paulinha e Cido do Acordeom – Olímpia

 

Sábado - 12/08/2017 – 18h

Grupo Cheiro de Mato – Monte Azul Paulista

Orquestra de Viola São José – Cajobi

Marcos Paulo e Zé Pereira - Olímpia

Preto e Pretinha – Olímpia

Dico Guimarães – Olímpia

Marcio e Marcilio –Olímpia

Tati e Marinho – Olímpia

Fátima e Fernanda – Olímpia

Geraldo e Crystian – Olímpia

Geraldo, Paulinha e Cido do Acordeom – Olímpia
 

Domingo – 13/08/2017 – A partir das 15h

Encerramento com a participação de todos os artistas que se apresentaram durante o Festival na Vila Brasil.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais