Olimpia 24 Horas

53º FEFOL - Festival superou as expectativas do público e dos grupos participantes

Postado em: 15/08/2017

(Fotos: Fabio Cross, Setor de Imprensa da Prefeitura de Olímpia e Roberto Arruda) A 53ª edição do Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia terminou neste domingo, dia 13 de agosto, e superou as expectativas do público e dos grupos participantes. Foram mais de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de 13 estados brasileiros, em uma mistura de cores, costumes, danças, culinária e sotaques.

Foto: Fabio Cross/AeroHD

Durante os nove dias de festa cerca de 100 mil pessoas passaram pelo Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas Professor José Sant´anna, o Recinto do Folclore, e participaram das mais diversas atividades do festival. Além das apresentações noturnas de palco, foram realizados Seminários de Estudos relacionados ao Folclore, Minifestival, Gincana de Brinquedos Tradicionais Infantis, Campeonatos de Bocha, Truco e Malha, Peregrinação pelas ruas centrais, Simpósio de Estudos Etnomusicológicos, visita ao túmulo do Prof. José Sant´anna e o tradicional desfile de encerramento.

Nesta edição foram várias novidades. Uma delas, e que agradou o público, foi o palco principal, composto por dois palcos ligados por uma passarela de 15 metros de comprimento, que permitiu uma maior interação dos grupos com o público da arena. Outra novidade foi a retomada das apresentações do Palco B, que levou o nome “Iseh Bueno de Camargo”, uma homenagem a uma folclorista e professora da cidade de Pirangi, falecida em janeiro deste ano, e que colaborou por mais de 20 anos com o Festival de Olímpia. O espaço foi realocado, no centro da área superior do Recinto, próximo ao parque de diversões e da entrada principal, dando maior destaque aos grupos que se apresentaram todas as noites.

A decoração também foi destaque neste Festival. Para ilustrar o tema, o Recinto do Folclore recebeu bandeirinhas coloridas em azul, amarelo, vermelho e laranja, que foram as cores da marca e do material de divulgação da festa. Também foram utilizados chapéu de fitas, elemento tradicional do folclore, e flores coloridas. Além de muito alegres, as bandeiras deram efeito de movimento, representando a animação das danças apresentadas durante a festa.

O 53º Festival do Folclore foi muito elogiado. Nas redes sociais, o público que prestigiou o evento enalteceu a qualidade dos grupos participantes, estrutura, organização e pontualidade nas apresentações. Os grupos também divulgaram o grande festival em suas redes sociais elogiando, principalmente, a estrutura e organização.

No discurso de encerramento, o prefeito Fernando Cunha agradeceu o empenho de todos pela realização do festival. “Espero, de coração, que vocês tenham gostado desse resgate cultural que propomos a fazer. Quero aqui agradecer toda a Comissão Organizadora, inclusive os inúmeros voluntários que nos ajudaram, os mais de 50 grupos que abrilhantaram o evento e as entidades que engrandeceram essa festa. O povo de Olímpia fez uma demonstração maravilhosa de que gosta de Folclore e da cidade. Batemos muitos recordes. Ao lado de vocês, fizemos uma festa que entrou para a história de Olímpia. Tivemos muitas alegrias e nenhum incidente. E vamos buscar fazer o melhor sempre, em todas as áreas”, disse o prefeito que ainda anunciou a data do 54º Fefol. “No próximo ano comemoraremos 54 anos de Festival, de 4 a 12 de agosto, com a mesma dedicação e empenho para cultuar a memória do Professor José Sant´anna”, concluiu.

Ainda na solenidade de encerramento foi realizada uma homenagem ao criador do Festival do Folclore. O prefeito Fernando Cunha, a secretária Tina Riscali e o presidente da Associação, Davi Mendes, entregaram uma placa ao senhor Clarismundo Sant´anna, em homenagem ao seu irmão, José Sant´anna, que faleceu em janeiro de 1999 e este ano completaria 80 anos.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais