Olimpia 24 Horas

27 DE AGOSTO - DIA DO PSICÓLOGO: Saúde Mental se torna prioridade nas empresas

Postado em: 27/08/2022

Demissões voluntárias e alta rotatividade aumentam alerta em torno da saúde no ambiente do trabalho e sua importância para a retenção de talentos. Um dado importante é que clínica digital registra 125% de aumento em consultas

A onda de demissões voluntárias acendeu um alerta nas empresas em todo o mundo. Nos Estados Unidos, onde o movimento conhecido como ‘A Grande Demissão’ começou, estima-se que a rotatividade voluntária em 2022 deva atingir mais de 37 milhões de pessoas. No Brasil, quase três milhões de pessoas deixaram seus empregos voluntariamente entre os meses de janeiro e maio deste ano, um aumento de 32,5% em relação ao mesmo período de 2021, segundo a gerência de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O International Stress Management Association (ISMA-BR) aponta o país como o segundo em casos de trabalhadores afetados pelo burnout, ou síndrome do esgotamento profissional.

Com o objetivo de mudar esse panorama, aumentar a qualidade de vida dos profissionais e reter talentos, empresas passaram a investir mais no acompanhamento mental de suas equipes e em um ambiente corporativo mais saudável. Uma das medidas adotadas é a disponibilização de atendimento psicológico.

A Telavita, clínica online de saúde mental, com grande foco no segmento corporativo, viu o número de consultas subir 125% no primeiro semestre deste ano, a maioria no segmento corporativo. Por se tratar de uma solução digital, que permite mais flexibilização de horários, a terapia online tem contribuído de forma efetiva para os esforços das organizações. 

“Se as empresas acreditam que seus ativos mais importantes são seus funcionários, é fundamental apoiar a saúde mental e o bem-estar deles. O psicólogo tem tido uma responsabilidade cada vez maior nas organizações que se preocupam com seus colaboradores”, assegura Milene Rosenthal, psicóloga co-fundadora da Telavita.

Impacto também nos resultados do negócio

Além de ajudar as pessoas, investir na saúde mental dos funcionários faz sentido para os negócios. De acordo com a Made of Millions Foundation, os empregadores que investem em saúde mental no local de trabalho obtêm um retorno de US $ 3 a US $ 5 no investimento e são mais propensos a reter talentos.

“A melhoria da saúde mental pode aumentar a produtividade, a inovação, e elevar a qualidade do atendimento ao cliente e das interações com colegas. Priorizar a motivação dos funcionários e programas de bem-estar corporativos é mais importante do que nunca. São soluções simples que podem impactar significativamente, de forma positiva, a vida dos profissionais e os resultados das empresas”, finaliza a especialista. 


Sobre a Telavita

A Telavita é pioneira na área de psicoterapia online e conecta psicólogos e pacientes por meio de uma tecnologia ágil e segura. Com foco em atendimento corporativo, a clínica digital tem parceria com os principais planos de saúde e desenvolveu soluções customizadas para atendimento executivo. Sua missão é aliar especialistas em saúde e inovação tecnológica e transformar o acesso à saúde no Brasil. A consistência e paixão pelo que fazem levou ao reconhecimento de 2ª startup mais inovadora da América Latina no G-Start Up Worldwide, em 2017. Em 2020, venceu o Startup Battle, do Google for Startups Accelerator.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais