Olimpia 24 Horas

15º Domingo do Tempo Comum: SÁBIOS POR NATUREZA

Postado em: 14/07/2018 Por Monsenhor Antonio

No domingo passado a palavra de Deus nos lembrava que todo cristão deve ser também profeta, e afirmava que esta missão já foi nos comunicada no dia do nosso batismo. Para muitos pode ter sido uma novidade por não ter prestado atenção nas palavras do celebrante e que devíamos ter transmitido para o filho ou afilhado. Por causa da nossa omissão, nós somos obrigados a suportar a situação do mundo em que vivemos.

Pensamos que nós seriamos capazes de construir o mundo orientado pelas teorias dos homens, desconhecendo que a verdadeira sabedoria a recebemos de Deus.

Agora vemos o resultado, a ciência dos homens destruiu toda a natureza, e está colocando em perigo a vida de toda a humanidade.

Todos nós somos profetas de Deus! Esta afirmação que pode estranhar a muitas pessoas, e levar a todos a se perguntarem, o que deve fazer o profeta? E de onde tirar a sabedoria?  Esta é aresposta que Deus pede que meditemos neste domingo. Nos é apresentada, não através de palavras que poderiam nos confundir, e sim comfatos concretospara evitar todas as dúvidas.A primeira é pelo profeta Amós (Am 7,12-15) "Naqueles dias, disse Amassias, sacerdote de Betel, a Amós: ´Vidente, sai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar teu pão e exercer a profecia; mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário do rei e a corte do reino.`Respondeu Amós a Amassias, dizendo: `Não Sou profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado e cultivo sicômoros. O Senhor chamou-me quando eu tangia o rebanho, e me disse: `vai profetizar para Israel, meu povo.’’” Destaspalavras, deduzimos ás duas realidades que nos atormentam: A ciência dos homens que deseja ocupar o  lugar de  Deus, e  nós seguimos  as teorias  dos  homens  e  desprezamos a Sabedoria que Deus dá à todo ser humano, até aos analfabetos.

São Paulo nos confirma a mensagem do profeta, dizendo (Ef 1,3-14): "Bendito seja Deus, e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda bênção do seu Espírito em virtude da nossa união com Cristos no Céu. Em Cristo, ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. Ele nos predestinoua sermos seus filhosadotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, para o louvor de sua glória e da graçacom que ele nos cumulou profusamente sobre nós, abrindo-nosa toda sabedoria e prudência. Ele nos fez conhecer o mistériode sua vontade,o desígnio benevolente quede antemão determinou em si mesmo, para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra.” Assim, ele nos conta como ele está cumprindo a sua missão, e nos mostra como nós deveríamos cumprir a nossa missão para ser cristãos de verdade. A Sabedoria que nos ajudaria a construir o mundo que todos nós desejamos, tem sua origem na única Sabedoria que é um atributo privativo de Deus.

Jesus (Marcos 6,7-13) recomendou aseus discípulos, quando os enviou a pregar dois a dois:  "Não leveis nada para o caminho, a não ser um cajado, nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas." Ele nos mostra que as coisas materiais que tanto procura a ciência dos homens, são contrárias a Sabedoria de Deus.

Monsenhor Antonio

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais