Olimpia 24 Horas

´ANJOS DA GUARDA` DE PLANTÃO - Bombeiros e profissionais da UPA salvam Vida de mulher engasgada

Postado em: 25/12/2021

Na noite desta sexta-feira (24), véspera de Natal, uma mulher de Olímpia quase morreu ao se engasgar com pedaços de carne. A chegada rápida dos Bombeiros de Olímpia no local e as manobras praticadas pela experiente equipe, salvaram a vida de vítima que poderia entrar em Parada Cardio-respiratória a qualquer momento

Bombeiros de Olímpia que ajudaram no salvamento da vítima:  Cb Henrique (ao centro) no comando da Unidade de Resgate (UR), foi auxiliado pelos Bombeiros Sd Ricardo (a esquerda) e BPM Cintra (a direita)

Era por volta da meia-noite de ontem (sexta) quando a central 193 do Corpo de Bombeiros de  Bauru, base onde caiu o chamado, foi comunicada sobre a ocorrência de emergência em andamento em Olímpia.

Na base de Bauru o experiente Bombeiro repassou imediatamente o caso ao Cb Ronie do Posto de Bombeiros de Olímpia e não desligou o telefone. Ele pediu que a pessoa que estava do outro lado da linha continuasse com ele ali para que ele fosse orientando sobre os procedimentos, enquanto os Bombeiros de Olímpia voavam para a casa localizada na rua Walter Zucca, bairro Alto Cote Gil, em Olímpia.

O Bombeiro de Bauru foi orientando as pessoas na casa sobre como proceder até que a equipe chegasse no local.

Pedaço de carne retirado da garganta da vítima que morria engasgada...

Em questão de minutos a equipe despachada pelo Cb Ronie, sob o comando geral do Sgt Djalma, composta pelos Bombeiros Cb Henrique no comando da Unidade de Resgate (UR), auxiliado pelos Bombeiros Sd Ricardo e BPM Cintra, encostou no local.

Com a chegada dos Bombeiros no local, a vítima, C., 51 anos, estava sentada e sendo amparada por populares que já haviam realizado, por solicitação do Bombeiro de Bauru, a Manobra de Heimlich (VEJA VÍDEO ABAIXOem cuja a mesma a vítima já havia expelido um pedaço de carne, mas ainda continuava engasgada, inconsciente e já com os lábios cianóticos (roxo/azulado). Ou seja, a mulher ainda estava com as vias aéreas obstruídas e poderia, como consequência, entrar em Parada Cardio-respiratória a qualquer momento...


ATENÇÃO! CORPO DE BOMBEIROS ENSINA MANOBRAS EM CASO DE ENGASGAMENTO. IMPORTANTE APRENDER!


BOMBEIROS DE OLÍMPIA ENTRAM EM AÇÃO E SALVAM VÍTIMA
Imediatamente os Bombeiros entraram em ação realizando mais uma vez a Manobra de Heimlich momento em que a vítima expeliu outro pedaço de carne maior ainda, o segundo. Neste momento os Bombeiros notaram que a vítima sentiu uma leve melhora, mas ainda insconsciente.

Estabilizada e colocada rapidamente na viatura do Corpo de Bombeiros, com oxigênio sendo ministrado, a mulher foi levada para a UPA24horas de Olímpia, onde deu entrada ainda em estado crítico devido a dificuldade de respirar.

O corpo clínico da UPA de Olímpia imediatamente entrou em ação e conseguiu através de manobras invasivas, retirar mais um pedaço de carne, o terceiro e que ainda estava obstruindo a respiração da vítima. 


UMA SÉRIE DE AÇÕES SALVARAM A VIDA DA VÍTIMA
Foi aí que a vítima passou a respirar normalmente saindo do risco de morte, ou seja, graças a presteza do Bombeiro da central 193 em Bauru, que orientou as pessoas na casa sobre os procedimentos iniciais de emergência; depois o socorro rápido praticado pelos Bombeiros de Olímpia sob o comando do Cb Henrique; e por fim o atendimento rápido que envolveu todos os profissionais da UPA, desde o corpo de enfermagem até os médicos de plantão, foi que a vítima conseguiu sobreviver.

Graças ao profissionalismo de todos, este portanto foi mais um caso de Final Feliz em Olímpia.

E este caso em tela mostra para a população mais uma vez o quão estão preparados nossos Bombeiros, verdadeiros Anjos da Guarda de Plantão" e nossos profissionais da Saúde, neste caso da UPA.

A ação de cada um dos envolvidos evitou o que poderia ser uma grande tragédia em plena noite Natalina já que o caso aconteceu exatamente no momento da passagem de sexta para o sábado, dia de Natal. E, como que um presente especial de Deus, a mulher escapou com vida e sem nenhuma sequela.

Atendida e medicada na UPA, ela ficou em observação e foi liberada tempos depois.

Em tempo!Acima colocamos o VÍDEO sobre como fazer as MANOBRAS, importante que se tenha pelo menos uma noção pois casos deste tipo podem ocorrer em qualquer lugar e com qualquer um. E, se alguém da casa tem esta noção, a vítima já contará com pontos positivos para ter a sua Vida Salva. Pense nisso!

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais