Olimpia 24 Horas

TURISMO - Sucesso e crescimento do Turismo impulsiona trabalho de Guias em Olímpia

Postado em: 23/05/2016

Regulamentado pelo Ministério do Turismo (MTur), em 2014, o Guia de Turismo é o profissional que presta acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos em visitas a um destino, com o objetivo de tornar a viagem mais interessante e enriquecida.

Para exercer a profissão, o Guia necessita ter formação técnica especializada em instituição reconhecida pelo MEC e possuir o CADASTUR – Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, emitido pelo MTur.

Na Estância Turística de Olímpia, o crescimento do turismo tem identificado gradativamente a necessidade desse profissional como receptivo para os visitantes a fim de mostrar a história, as opções de lazer e a cultura local.

Dessa forma, com o intuito de conscientizar a comunidade a respeito da importância da atuação no ramo, a Secretaria Municipal de Turismo realizou um projeto piloto de city tour com uma excursão de Aparecida/SP, na quinta-feira, 19 de maio.

O grupo, formado por cerca de 20 pessoas, entre famílias e terceira idade, percorreram os principais pontos turísticos e históricos do município, acompanhados por funcionários da Secretaria de Turismo. As igrejas, o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, o Orquidário Aguapey, o Centro de Atendimento ao Turista e o comércio foram os locais visitados. A excursão teve ainda a oportunidade de prestigiar uma apresentação do Grupo Nouvelle Époque, do Canadá, que participou do 10º Festival Internacional de Folclore.

Para a Agente e Guia de Turismo, Ana Lúcia Diniz, responsável pela excursão, Olímpia cresceu e aumentou a oferta hoteleira de qualidade. Segundo ela, esse fator tem incentivado as pessoas a visitarem mais a cidade e, consequentemente, buscarem conhecer outros pontos turísticos. Por isso, a presença do guia local é de extrema necessidade. “Estou na área há mais de 20 anos e eu acho muito importante. Todos os locais que eu visito, eu contrato um guia local para enriquecer porque viajar é cultura e a pessoa tem que conhecer os lugares. Não só conhecer o lazer, mas conhecer também o histórico, o geográfico e essa parte turística da cidade que, muitas vezes, as pessoas nem se preocupam”, comenta.

Para o Secretário de Turismo, Marcelo Paschoal, a receptividade é primordial em uma viagem, por isso, a Secretaria está trabalhando na elaboração de roteiros para city tours locais e regionais. “Olímpia possui cinco Guias de Turismo, formados pela Etec e com a certificação exigida. Nós queremos mostrar que há oportunidade não só para eles, mas para quem tiver interesse no ramo, porque os turistas querem conhecer a nossa cidade. A Secretaria de Turismo vem trabalhando nesse sentido e está à disposição para fornecer as informações técnicas aos profissionais locais para que nossos visitantes tenham uma estadia de qualidade”, afirma.

Marcelo Paschoal, Secretário de Turismo da Estância Turística de Olímpia em evento recente da Aprecesp

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais