Olimpia 24 Horas

Grupo Guarani e Usina Vertente recebem prêmio MasterCana 2016

Postado em: 19/08/2016

 

Guarani será premiada na categoria Bioeletricidade e Usina Vertente em Automação e Controle de Processos; homenagem será entregue no dia 22 de agosto em Ribeirão Preto

A Guarani, empresa do Grupo Tereos, e a Usina Vertente, parceria entre o Grupo Húmos e a Guarani, serão contempladas com o Prêmio MasterCana 2016, reconhecimento aos melhores do ano no setor sucroenergético na região Centro-Sul.

A Guarani, uma das líderes do setor no Brasil, será premiada na categoria Bioeletricidade. Já a Usina Vertente, foi escolhida para a categoria Automação e Controle de Processos. A entrega da premiação está marcada para o dia 22 de agosto, na cidade de Ribeirão Preto.

O prêmio atesta e valoriza o trabalho de pessoas e organizações que estão em busca da otimização da área, em aspectos produtivos, tecnológicos e socioeconômicos, e que trabalham por um setor mais eficiente e alinhado com a sustentabilidade, além de fortalecer as relações com as lideranças empresariais e políticas, entidades e fornecedores.

A Guarani está sendo reconhecida pelas ações em relação à economia de energia e melhoria da eficiência energética. Alexandre Jardim, diretor Industrial, explica que a companhia alcançou redução no consumo de energia em cerca de 10% na indústria, tanto para a produção de açúcar e etanol, quanto para a produção de energia.

“Entre as ações implantadas que destacamos para redução no consumo de energia está a melhoria no processo de tratamento de caldo da unidade São José e melhoria no desempenho das caldeiras da Usina Vertente. Outra iniciativa correlacionada é que colocamos em operação mais uma unidade de cogeração em Tanabi, em julho do ano passado. Além de economizar energia, estamos vendendo mais energia limpa”, salienta Jardim.

Hugo Cagno Filho, diretor Executivo da Usina Vertente, explica que um dos motivos que rendeu o prêmio à Vertente foi a implantação pioneira de um processo de automação online. “Por meio dessa ferramenta realizamos todas as correções de processos na usina em tempo real e de forma automática, o que permite a melhor performance possível”, acrescenta.

Sobre a Guarani
A Guarani é uma das empresas líderes do setor de cana-de-açúcar do Brasil e destaca-se como o 3° maior grupo produtor de açúcar do Brasil. Possui oito unidades industriais, sendo sete no Brasil, na região noroeste do Estado de São Paulo, e uma unidade em Moçambique. Na safra 2015/16, a Companhia processou no Brasil 19,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produziu 1,4 milhão de toneladas de açúcar, 650 milhões de litros de etanol e 1020 GWh de energia para comercialização.

A Guarani é parte do Grupo Tereos. Em abril de 2010, a Tereos Internacional e a Petrobras Biocombustível estabeleceram uma parceria estratégica e de longo prazo para consolidar a Guarani como um dos principais atores do setor sucroenergético.

Sobre a Tereos

A Tereos, 3º maior grupo de açúcar do mundo (2º na Europa e 3º no Brasil), é especializada na transformação de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. O Grupo tem também posições de liderança nos mercados de álcool (primeiro na Europa) e amido (terceiro na Europa). A companhia possui 43 unidades industriais e emprega 24.000 pessoas em quatro continentes. Em 2014/15, registrou 4,3 bilhões de euros em receitas. Como grupo cooperativo, a Tereos reúne 12 mil produtores cooperados e atua com uma visão de longo prazo: a adição de valor às matérias-primas agrícolas, contribuindo para o fornecimento de alimentos de qualidade.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais