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BOA NOTÍCIA! Projeto brasileiro cria carro que roda mais de 300 km com 1 litro de etanol

Postado em: 22/08/2016


Veículo supereconômico foi testado em competição nos Estados Unidos.

Protótipo será exposto em feira do setor sucroenergético em Sertãozinho (SP).

Carro de pesquisadores brasileiro percorre 316 km com um litro de etanol (Foto: Equipe Pato a Jato/Divulgação )

Um carro que pode percorrer a distância equivalente de Ribeirão Preto a São Paulo (316 km) com apenas um litro de etanol é uma façanha alcançada por pesquisadores brasileiros que pode auxiliar na produção de veículos com alta eficiência energética e menos poluentes. O carro supereconômico e mais sustentável é uma das novidades da Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro), que começa nesta terça-feira (23), em Sertãozinho (SP), e segue até o dia 26.
O protótipo, desenvolvido por estudantes paranaenses, foi testado nos Estados Unidos no ano passado e a meta é que neste ano o carro projetado pelos brasileiros chegue a uma autonomia de 400 quilômetros com um litro do combustível da cana-de-açúcar.

Carro participou de competição nos Estados Unidos e ficou em 2º lugar (Foto: Equipe Pato a Jato/Divulgação)

Segredo de autonomia
Segundo os pesquisadores, o segredo para percorrer a distância com pouco etanol é o mesmo já usado nas fábricas automobilísticas, que já caminham para a produção de carros mais econômicos, mas em outras proporções. Entre os detalhes pensados pelos estudantes estão a redução de atrito do carro com o ar e o solo, a aerodinâmica e o uso de materiais que deixem o veículo mais leve, como a fibra de carbono, já usada em carros esportivos de luxo.

"O segredo também é pegar pistas sem trânsito, parar a tantos quilômetros para calibrar o pneu e ter poucas pessoas dentro do carro, tudo isso influencia", explica o professor Bruno Medeiros, do departamento de mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Parte da equipe que desenvolveu o carro que percorre 316 km com um litro de etanol (Foto: Equipe Pato a Jato/Divulgação)

O carro
O carro, que começou a ser desenvolvido pelos pesquisadores em 2009, é um veículo individual, com dois metros de dimensão, com motor à injeção eletrônica e de fibra de carbono. O veículo, que lembra uma espiga de milho, foi batizado de Popygua. Nos testes em solo norte-americano, patrocinado por uma companhia internacional de combustível, o carro rodou com velocidade mínima de 30 km/h, o que também ajudou no desempenho.

"Era uma competição em que você dá 10 voltas na pista, deve dar uns 20 quilômetros, medem quanto de combustível tinha antes, medem quanto sobrou e dividem pelo consumo em mililitros e fazem a quilometragem por litro", comentou Medeiros. O desempenho do protótipo brasileiro foi o segundo melhor na disputa e ficou atrás de um carro do estado do Colorado, que chegou a ter autonomia de 500 quilômetros com um litro de  álcool combustível.

Carro de pesquisadores brasileiro percorre 316 km com um litro de etanol (Foto: Equipe Pato a Jato/Divulgação)

Desafios
Segundo o pesquisador, para o protótipo chegar à garagem dos motoristas ainda tem muita estrada pela frente. "O protótipo é um modelo reduzido de um carro, ele não tem marcha, pra gente chegar à indústria automobilística é um salto bem grande", considerou Medeiros. Ainda para o professor de mecânica, os desafios para a fabricação de carros mais econômicos e sustentáveis esbarra nas exigências dos consumidores e é um reflexo da própria sociedade.

"A indústria foi desenvolvendo carros mais eficientes, só que as pessoas começaram a dirigir cada vez mais rápido e o limite de velocidade começou a aumentar e o consumo aumenta muito, é uma coisa que leva em consideração o comportamento das pessoas", analisou.
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Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

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