Olimpia 24 Horas

BOA NOTÍCIA! Empresa brasileira propõe substituir agrotóxico por choque elétrico. VEJA!

Postado em: 28/07/2016

Equipamento agrícola, principal produto da sul-mato-grossense Sayyou, é alternativa para o controle e manutenção de lavouras

Já imaginou livrar a lavoura de ervas daninhas com apenas um choque elétrico? A alternativa aos agrotóxicos foi criada em 1988 pelo engenheiro mecânico Satoru Narita. Ele criou no campus da Unesp de Sorocaba (SP) um equipamento que aplica corrente elétrica para em plantações e, assim, livra a lavoura de plantas que possam restringir o crescimento das culturas.

"Criamos uma alternativa para os agrotóxicos. Além de ser um método mais barato, atende às preocupações ambientais, pois não deixa resíduos no solo enão polui os mananciais de água"? (Narita)

O processo é simples e usa uma corrente de 440 volts, produzida por um gerador acoplado a um trator. Ela então é descarregada sobre as folhas e atinge a seiva da planta até alcançar a raiz, eliminando a praga.

Ele patenteou com o produto de Eletroherb. O projeto nasceu em 1992, quando Narita fundou a Sayyou, em Campo Grande (MS). Depois de anos, ele conseguiu colocar em operação a tecnologia em Redenção (PA). Isso tudo após pesquisas e buscas por fornecedores. “Investimos R$ 2 milhões em pesquisas, mas valeu a pena”, conta Sérgio Coutinho Filho, sócio da empresa há mais de uma década.

“Criamos uma alternativa para os agrotóxicos. Além de ser um método mais barato, atende às preocupações ambientais, pois não deixa resíduos no solo, não polui os mananciais de água e reduz o risco de contaminação de pessoas e de animais”, explica.

O Eletroherb já foi testado em áreas de produção de cana, café, palma e laranja. “A vantagem financeira contribui para que novos produtores passem a adotar a solução no combate à erva daninha”, diz Coutinho. A manutenção das áreas deve ser feita entre 30 e 45 dias, dependendo da espécie cultivada, mesmo ciclo exigido com o uso de herbicidas.

Cada Eletroherb tem capacidade para cobrir uma área de aproximadamente 3 quilômetros quadrados — o número pode variar, dependendo das condições do solo, do clima e do tipo de plantação.

Por enquanto, apenas uma máquina está em funcionamento e outras duas a caminho. A expectativa de faturamento em 2016 chega a R$ 3 milhões.
(Texto adaptado do site Pequenas Empresas Grandes Negócios)

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais