Olimpia 24 Horas

52º FEFOL - Mais seis grupos confirmam participação no mega evento em Olímpia

Postado em: 30/06/2016

A Comissão Organizadora do 52º Festival do Folclore confirmou a participação de mais seis grupos na festa, que será realizada, de 06 a 14 de agosto, na Estância Turística de Olímpia.

Entre as novas atrações divulgadas, está a Catira Botas De Ouro, que vem de Guarulhos - SP, e trará a tradicional manifestação paulista. O grupo foi fundado por Dorival Chernieski, atual coordenador do grupo, em parceria com Donizetti Tavares, José da Cruz (Olivaldo) e Rivaldo José da Cruz.

De Parnamirim, Rio Grande do Norte, o Grupo de Xaxado mostrará o estilo de dança regional popular nordestina. O nome é proveniente dos sons emitidos pelas sandálias de couro dos dançarinos e que remete aos cangaceiros, que praticavam a dança nos momentos de descanso. O trabalho coreográfico do Grupo Xaxado está sob a responsabilidade André Batista e Nádson Brandão.

Também do Rio Grande do Norte, o Balé Popular Terras Potiguares, de Passa e Fica, trará a diversidade e as outras manifestações do folclore potiguar.

Da Paraíba, de Poço de José de Moura, o grupo Reisado Zé de Moura é outra presença confirmada. A princípio, o Reisado não era considerado festeiro, mas participava efetivamente de movimentos folclóricos e culturais. Sua dança é uma espécie de dramatização, que apresenta o boi, a burrinha do meu amo, o Jaraguá, os caboclos, as damas, os galantes, todos com vestimentas enfeitadas. O nome do grupo homenageia seu fundador.

De Alagoas, Maceió, o Grupo Cultural Xique Xique apresentará o coco de roda no palco do 52º Fefol. Enquanto isso, do Estado homenageado, Espirito Santo, a Banda de Congo, da cidade de Serra, será mais uma atração que representará a tradição histórica, os costumes, cultura e folclore capixaba.

Além dos acima citados, já estão confirmados: do Estado de São Paulo, o Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo, da zona rural de Ribeirão Grande e Capão Bonito, e o Grupo Samba Lenço, de Mauá. De Minas Gerais, o Grupo de Pesquisas e Projeções Folclóricas Guararás e o Grêmio Cultural e Social Arraiá São Mateus, de Belo Horizonte. Do Mato Grosso, o Grupo Parafolclórico Vitória Régia. Do Rio Grande do Sul, a Invernada Artística do Centro de Tradições Gaúchas Fagundes dos Reis. Do Paraná, o Grupo Universitário de Danças Parafolclóricas Fogança. Do Ceará, a Associação Cultural do Sítio Logradouro – Grupo Maria Bonita. E do Espirito Santo, a Cia de Dança Andora da UFES, também denominada Grupo Parafolclórico Andora, homenageado em 2016.

O Festival
Completando seu Jubileu de Lírio no ano de 2016, o Fefol chega a sua 52ª edição, homenageando o Estado do Espirito Santo. Trazendo, assim, para o Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna” cerca de 30 grupos de todo país, além dos grupos olimpienses.

A Praça de Alimentação contará com diversas barracas com comércio de comidas típicas e as comidas folclóricas. O evento ainda possui estrutura de estacionamento, parque de diversões, comércio e venda de artesanatos regionais.

As atrações
Durante todas as noites, de 06 a 14 de agosto, a partir das 20 horas, os grupos participantes se apresentam no palco principal do Recinto.

No domingo, 07 de agosto, às 10 horas, será realizada a tradicional Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de São João Batista.

De segunda a sexta, 08 a 12 de agosto, a partir das 9 horas, ocorrerá a Gincana de Brinquedos Tradicionais, e a partir das 14 horas no Recinto, no Mini Festival, apresentação dos projetos escolares municipais em integração com os grupos participantes do FEFOL.

De segunda a sexta, 08 a 12 de agosto, também há no Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” integração dos grupos com o público presente, sempre às 10 horas.

No espaço Vila Brasil, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade de Olímpia, encontra-se uma vila com construções de cada Estado que foi homenageado pelo FEFOL, com a Casa de Taipa do Rio Grande do Norte, O Galpão Crioulo do Rio Grande do Sul, a Casa do Caipira e o Curral de São Paulo, bom como o Coreto e a Igreja dos Santos Reis Magos.

Neste local, são comercializados quitutes tradicionais da culinária caipira durante todo o dia, além do comércio de cachaças, temperos e apresentações de violeiros de Olímpia e região com inicio às 19 horas.


Mais informações:

www.folcloreolimpia.com.br

www.facebook.com/festivaldofolcloredeolimpia

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais